Sobre o Blog

                O blog "LEVANDO A VIDA NA FLAUTA" foi desenvolvido com o intuito de evidenciar e divulgar esse instrumento, que é de certa forma simples, mas possui um diversificado e amplo alcance no tocante a expressão musical e compatibilidade com os mais diversos gêneros musicais.
            Direcionado aos amantes desse instrumento, aqui encontramos vídeos de flautistas renomados mundialmente, materiais didáticos, métodos reconhecidos pelos melhores flautistas, dicas de estudo, partituras e demais materiais relacionados ao aperfeiçoamento e apreciação da flauta.
            Com ênfase na flauta transversal o blog também contempla material sobre a flauta doce, que historicamente é o antecessor daquela. 
            Espero que esse blog venha contribuir para que muitos flautistas tenham cada vez mais inspiração e dedicação a esse instrumento que é tão maravilhoso.     

Currículo (Ronei Bernardo)


 Na área musical sou formado no curso de Teclado pela Escola de Artes de Chapecó-SC no período de 1999 a 2000, com carga horária total de 80 horas/aula. Formado também em Teoria Musical e Solfejo pela Escola de Artes de Chapecó-SC no período de 1999 a 2005, com carga horária total de 288 horas/aula.
Nesta mesma Escola de música participei do 1º concurso jovem intérprete no ano de 2000, onde fui premiado com o 1º lugar da categoria-Teclado. Quatro anos mais tarde participei do 5º concurso jovem intérprete da mesma escola, na categoria-Piano, onde recebi o 2º lugar. Além de ser formado em teclado fiz no período de 2004 a 2005 aulas de Piano na mesma escola de música.
No ano de 2004 participei do Seminário de música de Rodeio 12, em Blumenau-SC, de 28/01/2004 a 01/02/2004 com total de 40 horas/aula, onde fiz as oficinas de Práticas Pedagógicas – elaboração de arranjos para pequenos grupos vocais e instrumentais, oficina de Teclado, com ênfase em improvisação. Participei novamente deste mesmo seminário, de 31/01/2007 a 04/02/2007 com total de 40 horas/aula, onde fiz as oficinas de noções de harmonia e arranjo, com o maestro Eusébio E. Steuernael, oficina de flauta transversal, ministrada pela professora da Escola de Música Heitor Vila Lobos de Blumenau, Lysandra Axt e oficina de MPB.
Além de Teclado, Piano, Flauta Transversal e Flauta Doce (soprano e alto), fiz aulas de Contra-Baixo e Bateria com professores particulares em Chapecó. Nesta mesma Cidade atuei em várias bandas e grupos orquestrais no decorrer de meus estudos como tecladista e flautista e ainda faço trabalhos nesse sentido.
Atualmente, sou integrante do Grupo Harmonet, que tem como sua principal atividade levar música, dos mais diversos estilos, a casamentos, restaurantes, coquetéis, formaturas e eventos em geral, com ênfase em casamentos. Sou professor de flauta transversal, flauta doce (soprano e alto) e piano na Escola de Artes de Chapecó. Sou membro e faço trabalho voluntário na parte musical na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB, a qual foi responsável pela minha inserção no mundo musical em 07/08/1993. Participo como flautista na Orquestra de Câmara da Unochapecó. 
Com relação à flauta transversal, no ano de 2010 fiz aulas com o professor Sandro Zonta, na Escola de Artes de Chapecó – SC (atualmente cursando mestrado em Florianópolis). Também no ano de 2010 participei, juntamente com o professor Sandro Zonta, do X Festival Internacional de Flautistas realizado pela Associação Brasileira de Flautistas e Universidade Estadual de Campinas entre os dias 3 a 6 de setembro de 2010 em Campinas - SP, perfazendo uma carga horária de 76 horas. Nesse Festival, participei de várias oficinas, dentre elas a oficina de Performance Musical com o renomado flautista James Lymann (USA). Além de assistir a vários Master Classes que tinham como docentes inúmeros flautistas reconhecidos mundialmente como: Bulent Evcil, Shigenori Kudo, Amy Porter, Nicole Esposito, Jim Waltker, entre outros, participei como ouvinte, no decorrer do festival, dos concertos didáticos dos mesmos.   
 No ano de 2011, participei da 5ª Semana da Música na Escola de Artes de Chapecó-SC, nas oficinas de "Laboratório de Afinação", ministrada pela professora Deisi Coccaro, com carga horária de 12 horas/aula e da oficina "A rítmica de Gramani, ministrada pelo professor Daniel de Lima, com carga horária de 06 horas/aula.