Dicas

Estudo de notas longas

O estudo da flauta é algo formidável e gratificante, quando feito da maneira correta. Como é de praxe de flautistas reconhecidos mundialmente, o estudo de notas longas é de fundamental importância para que o som seja trabalhado gradativamente e cada vez mais seja melhorado. A curto prazo o estudo da sonoridade não lhe dará resultados visíveis, mas a longo prazo você perceberá a mudança na qualidade do seu timbre. Se o estudo baseado nesse princípio for feito de forma gradativa e regular, dentro de alguns meses sua sonoridade ficará mais limpa e você terá mais volume, nunca esquecendo de fazer de cada nota musical uma jóia. Analise todas, busque o melhor som para cada uma, pois só assim os resultados serão contemplados. (Ronei Bernardo) 

            Como não incomodar os vizinhos

O flautista ao estudar o seu instrumento, o faz sem preocupação, pois ele apenas está se dedicando ao que gosta. Acontece que muitas pessoas que estão ouvindo esse estudo, muitas vezes não entendem o porque de tantos exercícios e notas longas ou agudas constantemente. Isso leva esses ouvintes a ficar irritados e muitas vezes questionar o flautista do porque de tantas notas musicais sem fundamento. Tentar explicar é uma forma de escape, mas nem sempre funciona. Uma forma de estudar a flauta, sem prejudicar os ouvidos dos familiares ou vizinhos, é executar os exercícios dentro de um automóvel, no qual todos os vidros devem estar fechados para que o som não saia. De fato é um local desconfortável, mas o som não se propaga muito, deixando o flautista bem a vontade para estudar sem se preocupar com reclamações externas. (Ronei Bernardo) 

Como amenizar sintomas de nervosismo antes de apresentações

Por Renato Kimachi, revisado em 08/10/2009
Quanto à boca seca e qualquer outro sintoma de nervosismo: respiração ofegante, mãos trêmulas, taquicardia, transpiração excessiva, etc...é essencial, em primeiro lugar, se sentir preparado para a apresentação. Obviamente requer estudo inteligente e não mera repetição de passagens difíceis sem a paciência e sabedoria para estudar em andamento mais lento. Sem falar que é irritante para quem é obrigado a ouvir, principalmente quando sai sempre "sujo". É preciso dormir bem na noite anterior. Não estudar demais (nem adianta) na véspera. No dia da apresentação apenas relaxar, evitar stress, fazer um pouco de sonoridade, escalas e rever algumas passagens. Todos os sintomas de nervosismo estarão presentes na hora da apresentação em maior ou menor grau. O importante é focalizar os pensamentos para a música, o que diminuirá o grau de nervosismo. Estando bem preparado, é claro. Concentração não é antônimo de relaxamento físico! Deve-se sentir relaxado fisicamente, mas atento e concentrado mentalmente. Isto é importante! Sentir-se já no palco, à vontade, confiante e preparado para fazer música e não apenas tocar notas. A primeira coisa a ser afetada pelo nervosismo é a respiração. Respirar mais lentamente (profundamente mas devagar) antes de entrar no palco, ajuda a controlar o estresse. Soltar o ar cada vez mais lentamente, o que colabora para a diminuição dos batimentos cardíacos. Depois transferir o controle do ar para o instrumento: começar com pequenos pulsos de ar, sem vibrato e ir sustentando cada vez mais o som, em dinâmica "p". Outra questão é comer ou tocar de estômago vazio? Eu prefiro jantar antes. Claro que com certa antecedência. Depois da refeição o corpo produz hormônios que acalmam. Daí fica perfeito: a ansiedade é diminuída, o sintoma de boca seca diminui pela salivação maior e sente-se melhor a barriga. Mas evitemos feijoada, pode pesar demais e dar sono.
Resumindo:
1-) Se preparar bem. (estudo inteligente, dormir bem, não estudar demais, relaxar...)
2-) Se concentrar.
3-) Jantar com moderação.
4-) Respirar calmamente antes de entrar no palco.
O importante é saber controlar através de concentração e relaxamento. Apresentar-se o máximo que puder para ir se familiarizando com a situação. Música também tem o lado visual: quem vai assistir a um concerto certamente vai preferir ver um artista que parece estar totalmente focado em fazer música. E após o concerto quer voltar para casa com a confirmação desta sensação. (Renato Kimachi)
Fonte: Mensagem nº 3807 do Grupo Yahho Flauta na Rede. 23 de junho de 2005
http://launch.groups.yahoo.com/group/flautanarede/message/3807